Não há como negar que as empresas possuem grandes massas documentais que se acumulam diariamente devido aos seus ramos de negócios.
O acúmulo de documentos contribui para que existam dificuldades em relação à localização desses documentos.
Pode não parecer num primeiro momento, mas usar documentos físicos no dia a dia resulta em diversas desvantagens para as empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Com isso, para evitar prejuízos às empresas, em tempos onde as tecnologias digitais se desenvolvem e se tornam cada vez mais normais em nossas rotinas, é possível contribuir com um bom gerenciamento de documentos digitais, a fim de tornar mais preciso o acesso às informações que estão armazenadas nos arquivos.
Independente se o documento passou pelo processo de digitalização ou se já nasceu no suporte digital, é necessário pensar em práticas e soluções para que esses arquivos fiquem armazenados de forma segura e que possam ser recuperados sem existir nenhum tipo de dificuldade.
Segurança dos Contratos Digitais
Com os Smart Contracts, a automação de contratos para negócios em geral, visa maior eficiência, otimização de processos e redução de custos.
Há três princípios básicos que garantem a segurança e praticidade:
- Observabilidade: capacidade de ser acompanhado pelas partes envolvidas;
- Verificabilidade: sua execução deve ser comprovada;
- Privacidade: somente os responsáveis podem ter acesso à execução dos processos.
Além disso, os termos de um Smart Contract devem ser explícitos, evitando que as cláusulas sejam interpretadas de formas distintas. E a execução deles é praticamente instantânea, o que torna a negociação muito mais ágil.
Legalidade e validação
Deste modo, desde que observados os requisitos estabelecidos pelo Decreto, os documentos digitalizados terão a mesma força, efeitos e validade dos documentos originais!
Ou seja, o envolvido no contrato irá demonstrar interesse no acordo entre determinada situação e, consequentemente, deverá realizar a celebração deste processo, sendo aqui de forma online. Desta forma, um acordo realizado no meio digital possui as mesmas partes e estabelece os mesmos direitos e obrigações que um contrato físico.
A evolução tecnológica e a globalização das operações já permitem que as discussões a respeito das minutas contratuais e sua finalização, sejam rápidas e precisas, sem atentar contra a legalidade e validade de suas disposições, ainda que realizadas exclusivamente de forma eletrônica.
Conheça a #GrowthTech e conte conosco para modernização, transparência e praticidade a todo este processo.