Blockchain: tecnologia segura

Você sabe o que torna o blockchain seguro? O que impede que transações sejam forjadas em nome de alguém, que transações inválidas sejam registradas, que registros sejam modificados ou tenham sua ordem cronológica alterada ou que ocorra gasto duplo do mesmo montante de moeda? 

Esses são alguns desafios do Blockchain!

Para isso, para garantirmos autenticidade, o usuário precisa usar uma carteira eletrônica para criar um par de chaves.

Chave privada: autentifica transações

Chave Pública: valida transações

Para movimentar a moeda, você precisa ter a chave privada fazendo par com a chave pública. 

A chave pública será disseminada para que alguém possa transferir moedas, a chave privada deve ser guardada com muita segurança. Por isso, uma boa prática, é criptografar sua chave privada, através de um código secreto. Para restaurar, você utiliza o mesmo código.

Essa proteção é fundamental, porque se cair em mãos erradas, poderão utilizar as suas moedas. 

Dica da #Growth Tech: O ponto importante é realizar um backup da chave privada na forma codificada.

Feito isso, quando criamos uma transação onde há transferência de fundos ou associação de fundos de forma geral, nós precisamos utilizar uma assinatura digital para autenticar.

Mas como utilizamos essa assinatura digital?

A assinatura digital irá autorizar/ autenticar essa transação. Para autenticar, precisamos utilizar uma função chamada de hash, que nada mais é do que um código de verificação de integridade. 

O “Hashing” é um processo pelo qual um algoritmo conhecido como função hash recebe uma entrada de dados (input) de qualquer tamanho e retorna uma saída (output) determinada que contém um valor de comprimento fixo

Depois criptografamos esse código para a chave privada. Feito isso, criamos uma assinatura digital para a transação. As redes Blockchain dependem muito da criptografia para alcançar a segurança de seus dados. 

Pareceu confuso?! 

De forma geral, devemos ter em mente que esse é o só o “início” do sistema do blockchain.

As redes Blockchain são protegidas por uma variedade de mecanismos que incluem técnicas criptográficas avançadas e modelos matemáticos de comportamento e tomada de decisão.

Há muitos recursos que atuam na segurança associada à ele, um dos mais importantes são os conceitos de “imutabilidade” e “consenso”. 

​​Conceitos de imutabilidade e consenso 

Imutabilidade refere-se à capacidade da Blockchain de impedir a alteração de transações que já foram confirmadas. Embora essas transações geralmente estejam relacionadas à transferência de criptomoedas, elas também podem se referir ao registo de outras formas não monetárias de dados digitais.

Consenso refere-se à capacidade de nós, dentro de uma rede Blockchain distribuída, concordarem com o estado verdadeiro da rede e com a validade das transações. Normalmente, o processo de obtenção do consenso é dependente dos chamados “algoritmos de consenso”.

Combinados, o consenso e a imutabilidade fornecem a estrutura para segurança de dados em redes Blockchain.

Embora os detalhes estejam além do blog mencionado aqui, a natureza da criptografia impede que qualquer pessoa, exceto o detentor da chave privada, acesse as principais informações e fundos, mantendo assim a famosa segurança da rede de Blockchain.

Continue acessando o blog da Growth Tech e nossas mídias para acompanhar mais detalhes deste universo de blockchain, digitalização de acordos, tokenização de ativos e muito mais.

A digitalização de acordos não precisa ser uma “queima de arquivos”

Não há como negar que as empresas possuem grandes massas documentais que se acumulam diariamente devido aos seus ramos de …

Saiba mais

Contratos e documentos das mais diversas áreas continuam indo para as gavetas!

A criação de contratos e a relação contratual como um todo faz parte da rotina de empresas e de diversas …

Saiba mais

A digitalização de acordos não precisa ser uma “queima de arquivos”

Não há como negar que as empresas possuem grandes massas documentais que se acumulam diariamente devido aos seus ramos de …

Saiba mais

Contratos e documentos das mais diversas áreas continuam indo para as gavetas!

A criação de contratos e a relação contratual como um todo faz parte da rotina de empresas e de diversas …

Saiba mais