Primeiro registro de nascimento em Blockchain

Em 08 de Julho de 2019 a Growth Tech, em parceria com a IBM, fez o primeiro registro de nascimento em Blockchain do Brasil. O registro foi feito na cidade do Rio de Janeiro. O Blockchain tornou o procedimento muito mais rápido. “Levei menos de cinco minutos para fazer o registro”, disse o pai.

O grande desafio tecnológico desta inovação foi realizar a integração de todos os atores envolvidos no projeto, garantindo segurança jurídica através das tecnologias utilizadas.

Realizamos, de forma remota, 100% digital e com a devida segurança jurídica e validação cartorária, o primeiro registro de nascimento do Brasil em Blockchain. Além da Growth Tech e suas soluções, este projeto envolveu a Maternidade da Casa de Saúde São José/RJ e o 5. Registro Civil de Pessoas Naturais da cidade do Rio de Janeiro.

SOLUÇÃO IMPLEMENTADA

Foi utilizada a plataforma Notary Ledgers, da Growth Tech, através da qual a Maternidade declarou e informou o nascimento da criança e este processo foi ao conhecimento daquele que registrou a criança perante o cartório, no caso, o pai. Através da plataforma, ele reconheceu as informações, acrescentou outras e enviou para o cartório responsável – que por sua vez, verificou os requisitos da transação, e uma vez atendidos, “chancelou” e registrou oficialmente o processo. Concomitantemente, Smart Contracts em pools de cartórios da mesma competência, validavam a transação e a registravam na Blockchain. Todos os atores foram amplamente identificados na plataforma antes de seus atos e o framework Blockchain utilizado foi o Hyperledger.

Na Mídia

Juntos podemos construir jornadas digitais e eficientes.

Vamos conversar.