Contratos e documentos das mais diversas áreas continuam indo para as gavetas!

A criação de contratos e a relação contratual como um todo faz parte da rotina de empresas e de diversas pessoas, desde o contrato social, passando por contratos de trabalho junto aos colaboradores, até os contratos de prestação de serviços que irão reger todas as atividades da organização.

Todo esse trabalho pode ser ainda mais árduo se a assinatura de contratos no método tradicional em papel for a forma utilizada pela empresa para desenvolver e finalizar a transação que está sendo efetuada.

Problemas comuns da assinatura tradicional

O exclusivo contrato tradicional, além de mostrar certa desatualização em relação ao mercado, pode ser inclusive perigoso para a empresa.

A assinatura física pode ser falsificada, já a assinatura eletrônica quando tem um certificado digital, é criptografada e extremamente mais segura.

Caso por ventura ocorra algum problema ou algo tenha que ser reavaliado, através do contrato digital é mais fácil para essa checagem. Já o contrato físico, entretanto, pode exigir até mesmo uma perícia em relação a veracidade daquela assinatura

Além disso, temos alguns problemas que ocorrem com frequência, como:

1. Extravio

A utilização de assinatura manuscrita requer que os contratos sejam fisicamente levados às partes envolvidas, posteriormente, arquivados em um local seguro. A questão é que, por se tratarem de folhas de papel, esses documentos podem ser facilmente extraviados, o que tende a causar uma grande dor de cabeça para as partes envolvidas.

2. Gasto excessivo de tempo

O uso da firma manuscrita faz com que o processo de tramitação do contrato seja muito mais demorado. Para se ter uma ideia do gasto excessivo de tempo, basta lembrar de que os contratos em papel deverão ser elaborados, impressos, encaminhados aos clientes para a leitura e aprovação, impressos novamente e, só então, enviados para receberem as assinaturas.

3. Fraudes

Quando os documentos emitidos recebem assinaturas manuscritas, existem grandes chances de serem adulterados. Isso acontece porque ao mesmo tempo em que são praticadas poderosas técnicas para fraudar firmas em papel, não há formas totalmente seguras e acessíveis para efetuar a checagem da autenticidade documental.

Chega de deixar os seus contratos engavetados

Há uma infinidade de tipos de negócios, contratos e documentos das mais diversas áreas que continuam indo para as “gavetas”, permanecendo em arquivos físicos isolados das partes envolvidas e demandando enorme esforço para serem acessados e terem dados e insights deles extraídos.


Já imaginou se todas as garantias dadas em negócios diversos estivessem registradas em um único lugar e quaisquer interessados qualificados pudessem checá-las e com base nessas informações, tomar decisões mais seguras e assertivas?


Diante da expoente digitalização de tudo ao nosso redor, parece-me que o uso da tecnologia na digitalização de contratos com a garantia de segurança da #blockchain pode ser uma excelente alternativa, não?

Conheça mais a #GrowthTech e continue acompanhando as nossas mídias para entender mais as soluções que aplicamos e desenvolvemos em diferentes projetos.

Blockchain: tecnologia segura

Você sabe o que torna o blockchain seguro? O que impede que transações sejam forjadas em nome de alguém, que …

Saiba mais

A digitalização de acordos não precisa ser uma “queima de arquivos”

Não há como negar que as empresas possuem grandes massas documentais que se acumulam diariamente devido aos seus ramos de …

Saiba mais

Blockchain: tecnologia segura

Você sabe o que torna o blockchain seguro? O que impede que transações sejam forjadas em nome de alguém, que …

Saiba mais

A digitalização de acordos não precisa ser uma “queima de arquivos”

Não há como negar que as empresas possuem grandes massas documentais que se acumulam diariamente devido aos seus ramos de …

Saiba mais